Perguntas Frequentes
Em primeiro lugar, faça uma autoanálise levando em conta dois pontos importantes: o que gosta de fazer e quais de suas competências profissionais podem ser aproveitadas em um novo negócio. Isso o ajudará a escolher um setor de atuação. O próximo passo é definir se você tende a preferir uma marca consolidada ou é suficientemente arrojado para apostar em novas franquias, o que pode ser mais arriscado. Depois, pare para prever quanto tempo poderá dedicar à empresa. Por fim, defina a expectativa de ganho – a empresa será seu sustento ou complementará sua renda?
Aconselhamos que você tenha em caixa três vezes o valor necessário para abrir a franquia, como prevenção. Mantenha, também, uma reserva para cobrir seus gastos pessoais. É também recomendável que nos seis primeiros meses, o dono da unidade não retire nenhum valor, nem para o pró-labore.
Além da taxa de franquia (única e paga no início do contrato), há a de royalties e, quase sempre, a de publicidade – ambas mensais. Considere ainda os gastos de todo o negócio, como aluguel, salários, tarifas e manutenção.
A maior vantagem está no impulso para as vendas, pois a marca é conhecida do público. Mas isso não basta. É preciso checar se a empresa é bem estruturada, tem interesse em se renovar e sabe se manter em evidência. O franqueado não pode se apoiar apenas na fama – o sucesso dependerá de sua capacidade de gestão.
Essa é uma boa chance de explorar um nicho promissor, embora com riscos maiores. É preciso acreditar muito na própria capacidade e no potencial do negócio. Por outro lado, os pioneiros podem negociar melhores condições financeiras e prioridade para abrir novas unidades.
Pessoas que gostam de seguir regras costumam se dar bem no sistema de franquias, pois o franqueado deve, necessariamente, obedecer a processos operacionais e seguir padrões de atendimento e de divulgação já estabelecidos. Mas isso não significa que é preciso ser um mero cumpridor de tarefas. As marcas valorizam quem tem espírito empreendedor e gosta de propor soluções que melhorem as práticas em toda a rede – muitas acabam adotando as mudanças sugeridas. Nós realizamos uma avaliação completa para que você tenha total clareza se possui o perfil necessário.
Não há impedimento legal, mas o franqueador deve ser informado disso já no processo de seleção. A pessoa à frente da unidade franqueada deve ter conhecimento de gestão e o dono, mesmo a distância, precisa estar muito envolvido e conhecer a operação. As redes costumam ser cautelosas com o perfil de quem procura na franquia apenas uma alternativa de investimento, sem participar da gestão.
Basicamente, a seleção é feita por meio de testes e entrevistas. Nós avaliamos a adequação do perfil do candidato, sua capacidade gerencial, as condições financeiras para assumir a franquia e o grau de motivação. O processo pode variar mas leva cerca de três meses.
Tudo o que consta na Circular de Oferta de Franquia, incluindo a licença de uso da marca e publicidade (pelas quais o franqueado paga), apoio para a inserção na rede, treinamento de transferência de know-how, assistência de informações e entrega de produtos, quando for o caso.
As mais comuns: oferecer mão de obra, capital e informações, manter sigilo sobre o know-how e não fazer concorrência à marca por um prazo, em geral de cinco anos, após o fim do contrato.
Quando o franqueado não tem um bom desempenho, pode negociar a venda de sua unidade para outra pessoa. Mas antes é preciso ler o contrato e checar que condições o franqueador impõe para autorizar a operação de repasse. Em geral, o comprador precisa ser aprovado pela marca – muitas sugerem possíveis candidatos dentro da rede.
Em primeiro lugar, nós realizamos um estudo de franqueabilidade e, a partir deste estudo, você receberá um índice que indicará as suas chances de sucesso. Entre uma série de fatores, analisamos se o mercado comporta a nova marca. Checamos também se a empresa dará conta de oferecer produtos, know-how e assistência técnica, e de coordenar o marketing da rede. A decisão só pode ser tomada se, além de tudo isso, o negócio tiver estrutura para multiplicar-se rapidamente. Franquia é escala. Ao ser aberta, a franquia precisa ter pelo menos um pedido de registro da marca no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).